quinta-feira, 9 de abril de 2009

Estou desempregado, cadê meus amigos!?

Quando estamos empregados, principalmente aqueles que possuem um cargo de decisão, temos a nossa volta uma quantidade enorme de "amigos". É até dificil agendar os inúmeros convites para cafés, almoços, workshops, etc... Diariamente são inúmeras ligações com convites como este.

Muitos fornecedores também ficam a sua volta, com a tradicional afirmação: "Estou aqui para ajudá-lo".

Muito autoconfiante, você acredita que nunca vai ter nenhum problema, pois afinal está muito parecido com a clássica música do Roberto Carlos que tem um refrão "... eu quero ter um milhão de amigos...". E com essa enorme legião de amigos, pode até desprezar alguns pelo seu sucesso profissional.

Pois bem, ai quando menos espera-se vem a demissão.

O que acontece então neste momento é, um sentimento de frustação e alívio. Frustação para aqueles que sentem que seu trabalho não está completo e não vão dar mais a chance de terminá-lo, alívio para aqueles que estavam vivendo momentos de pressão extrema e sentem que finalmente poderão descansar. Mas no momento de reflexão póstumo aos dois anteriores, você diz: "Vamos em frente, a vida é assim mesmo."

É nessa hora que você vai recorrer, aos amigos, afinal você tinha uma legião, então não se sente sozinho e com certeza algum vai encontrar um local, ou vai fazer aquela indicação mágica, para realocá-lo rapidamente.

Ai você liga para o primeiro, nunca atende pois está em reunião.

Liga para o segundo e ele diz que retorna em cinco minutos e nunca retorna.

Liga para o terceiro e ele saiu mas vai retornar com certeza.

No quarto você finalmente se dá conta que algo está errado e começa a se perguntar: "Onde foram parar meus amigos?", aqueles que tanto ajudou e "ajudaram" você.

Pois bem, é hora de você cair na real e identificar quais são seus reais amigos, você vai descobrir que naquela legião de "amigos" que você tinha, você certamente consiguirá contar na metade dos dedos de uma mão, quais são amigos de verdade e realmente estão do seu lado, os demais sumiram, ou seja não eram seus amigos.

Eram apenas pessoas que tinham interesse na sua posição, é o que você vai pensar. Mas está errado o que você está pensando, não os interprete assim, coloque-se no lugar deles, o que você faria se estivesse no lugar deles? Não ia tentar vender seus produtos, manter sua posição no emprego, e para isso não precisaria gerar um "relacionamento artificial"? Não os culpe, até Jesus na sua pregação disse certa vez quando uma multidão ia apedrejar uma mulher: "Aquele que não tiver pecado, atire a primeira pedra...". Reflita sobre isso, e entenda, é a vida, você em um momento foi importante para outras pessoas, e nesse momento não é mais.

O que fazer então, subir em uma ponte e por um fim na vida? De jeito algum, você deve é levantar a cabeça, analisar a situação e como falamos acima, identifique os verdadeiros amigos que você tem, e se eles forem seus verdadeiros amigos nesse momento o serão em qualquer situação. Então conte com eles e trace uma estratégia para mudar sua situação.

Na próxima aventura corporativa que tiver e se tiver um cargo importante, lembre-se seus verdadeiros amigos são poucos, são aqueles que nunca esqueceram de você, portanto esteja presente para eles também e seja "político" com os novos amigos que vão surgir neste momento, tolere-os, sorria para eles, mas lembre-se, são todos passageiros.

Bola para frente!

15 comentários:

  1. Eu conheço inúmeros casos que confirmam o desaparecimento de "amigos" após o desligamento do trabalho, inclusive eu passei por isso recentemente. Boa parte dos sumiços não surpreendem, mas em alguns casos é muito frustrante. Pessoas que frequentavam a minha casa sequer responderam aos meus e-mails. No meu caso percebi que tinha mais amigos entre fornecedores do que entre colegas de trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Estou nesse momento exatamente nessa situação! É frustrant.e

    ResponderExcluir
  3. Acho que a maioria das pessoas já passaram por essa situacao, eu sou uma delas! De uma coisa tenho certeza: de que tudo na vida passa! É um mal momento? Sim, pode ser, mas amanha é um novo dia e todas as esperancas sao renovadas e claro vc, mais seletivo com suas amizades!!!

    ResponderExcluir
  4. Podemos até lembrar da máxima: "amigos, amigos, negócios à parte!"

    ResponderExcluir
  5. Excelente reflexão. Sim, não estabelecemos uma rede de amigos mas sim de conhecimentos, que são usados para os negócios. Só 0,1% dessas relações é que pode ter alguma base de amizade.

    ResponderExcluir
  6. ...Seu amigo está desempregado, cadê você?
    É fácil se passar por coitadinho quando está precisando... Difícil é ajudar um amigo, quando ele precisa... Você sabe quantos amigos seus estão esperando uma ajuda, uma conversa, uma dica... (um empréstimo), um abraço?

    ResponderExcluir
  7. Como já dizia Milton Nascimento na música Canção da América: "Amigo é coisa para se guardar debaixo de sete chaves dentro do coração" pois é jóia rara, preciosidade ímpar. Portanto, não se iluda e já parafraseando o maior comunicador do Brasil: "Seus colegas de trabalho, serão sempre "colegas de trabalho" e que concorrem com você em tudo, mesmo que inconscientemente. Faça uma análise bem rápida e identifique se não existe a competição. Que tal começar pelo estacionamento da empresa? Logo, faça o seu e se prepare pois quando menos se espera precisará contar apenas com os seus esforços. Não se preocupe não pois na véspera só morre o perú. Deus escreve certo por linhas certas e o que é seu será seu.

    ResponderExcluir
  8. É por isso que o ditado do meu pai nunca falha: "Amigos são aqueles que estão com você na alegria e na tristeza, na riqueza e na pobreza o resto é COLEGA."

    ResponderExcluir
  9. Perfeito.....estou passando por isso agora mesmo....e olha que sempre fiz o possível para ajudar os "amigos".

    ResponderExcluir
  10. Bela reflexão, pegou a essência de tudo que passamos ou passaremos um dia (desejo que não passe). Isso é atende por nome de ser humano e pode te surpreender ainda mais tanto com atos bons e ruins. Mais se coloque no lugar da pessoa e pense por que se ela recorreu à sua pessoa é porque ela confia muito em você. Então sejs humilde e ajude te garanto não irá fazer mal algum, alias também temos de avaliar a intenção de que esta lhe procurando e a partir de onde ela quer começar.

    ResponderExcluir
  11. Concordo que nem todos Colegas de Trabalho são ou serão Amigos. Porém ao ser demitida me surpreendi POSITIVAMENTE.
    Eu ocupava o cargo de ESTAGIÁRIA de RH, fui demitida em Agosto/2013, assim como mais de 30 Colegas de Trabalho. Saí da empresa e o chefe ficou. Só que eu fui convidada para a Festa de Fim de Ano da empresa e ele não. Tenho vários colegas de trabalho no grupo do Whatsapp que eu os ajudo com dicas de RH e eles me ajudam com dicas de TI. Sou convidada para Happy Hour e o chefe que ainda está na empresa, não!
    DICA: Para se recolocar profissionalmente NÃO pergunte cadê meus amigos. Pergunte a si mesmo: Cadê meus cursos? CR alto? Bagagem Profissional? Postura Correta na hora da Entrevista? Brilho nos olhos? meu esforço DIÁRIO em buscar oportunidades em sites e grupos de facebook? será que estou atualizada(o) ou me acomodei no último emprego?, etc
    Eu sendo da área de RH NÃO contrataria um AMIGO se ele não estivesse no PERFIL da vaga. Competências técnicas e comportamentais devem estar alinhadas com os pré requisitos para exercer as funções do cargo.

    ResponderExcluir
  12. Procuro pessoas que buscam no mercado de trabalho maiores ganhos financeiros, pessoas interessadas em ter horários flexíveis e que acima de tudo queiram ser Empresárias e ter seu próprio negocio independente.

    A Mary Kay
    Empresa de Cosméticos, fundada nos EUA há 50 anos, já existente em mais de 35 países e no Brasil abriu suas portas há 15 anos.

    Filosofia e base da empresa:
    1º Fé
    2º Família
    3º Carreira

    Dados:
    A marca vem se fortalecendo muito no Brasil, pois os brasileiros querem estar sempre muito bem apresentados seja qual for o segmento que atua. Consumimos muito produtos de beleza.
    Hoje nossas forças de vendas no Brasil estão em 220 mil consultores (as) e somente 3.500 diretores (as), a Mary Kay estima que o marcado nacional comporta até 1 milhão de integrantes (entre diretoras/consultoras).
    Em 2013 teve um crescimento de 78% no Brasil, quando se esperava um crescimento de 50%. ( Reportagem da Folha de São Paulo em 17/02/2014) Crescimento maior do que as maiores empresas de fast food como MC Donalds, por exemplo.

    Mundo:
    No ranking mundial, o Brasil é o 3º maior país em consumo de cosmético, atrás somente da China e dos EUA.

    Oportunidades:
    Temos duas vias de ganhos que são as consultorias e que proporcionam nas vendas lucros de 25%, 30%,35% e 40%, porem trabalhamos com produtos promocionais que chegam a ter até 120% de lucro.
    A segunda via de ganho é a Carreira independente onde os ganhos são ilimitados. Nosso plano de carreira foi eleito como melhor pela REVISTA FORBES EM 2013. (Revista de Economia)

    Treinamentos em toda a região, em Sorocaba: Alto da Boa Vista, Av Rodolpho Daffener, 400 - Condomínio Praça Maior

    Interessados Enviar CV e documentos pessoais, ou encaminhar no email : titaall@outlook.com colocando no campo assunto o nome da vaga de interesse.

    ResponderExcluir
  13. Acredito que existam vários tipos de amigos: os verdadeiros, que levamos pela vida toda, os que permanecem por um tempo e nunca mais vemos, e os amigos de trabalho, que convivemos e mantemos relações profissionais e as vezes até pessoais, mas que estão em nossa vida por trabalharmos juntos. É diferente ser político e ter boa relação com todos, e ter muitos amigos. Quem acredita que todos que te elogiam, te convidam para Happy Hour e fica paparicando com presentinhos de fim de ano, tem muito que aprender. Manter um Networking é vital hoje em dia, por isso quando estiver trabalhando, aumente sim sua rede contatos, e se por acaso passar por uma fase de recolocação, entre em contato com essas pessoas, mas não espere que alguém vá te "socorrer" ou que a resposta será imediata.Quantas vezes você parou tudo o que estava fazendo para correr atrás de um novo emprego para um colega de trabalho que foi despedido? Então, como disseram os colegas acima, coloque-se no lugar dos outros também, pare de se fazer de vítima, e vá buscar seu novo emprego! Desejo sorte e sucesso a todos que estão em transição de carreira.

    ResponderExcluir
  14. é muito ruim cara ,difícil mesmo estou passando por isso ingênuo fui ao pensar que tinha amigos foda

    ResponderExcluir